0

Lances Livres de 5ª

Hoje, os Lances Livres têm um tema específico: os temidos back-to-back-to-backs. Quem acompanha a NBA sabe que jogos em noites consecutivas, os chamados "back-to-backs", são algo corriqueiro. Muitas vezes, as equipes jogam 4 partidas em 5 noites. No entanto, jogos em três noites seguidas nunca acontecem - pelo menos em uma temporada normal. Mas esta temporada não tem nada de normal. Com o locaute, a NBA perdeu quase dois meses de calendário e decidiu fazer uma temporada espremida de 66 jogos. Para isso, todos os times terão que se submeter ao temido "back-to-back-to-back" pelo menos uma vez na temporada.

Mas quais têm sido os efeitos dos três jogos consecutivos até aqui?

Os números surpreendem um pouco. Até o momento, 12 times jogaram em 3 noites consecutivas. Vejamos os resultados:

Hawks: 2-1 (venceu o 3º jogo) (13-6 na temporada)
Bobcats: 1-2 (venceu o 3º jogo) (3-16 na temporada)
Bulls: 3-0 (16-4 na temporada)
Rockets: 2-1 (venceu o 3º jogo) (10-8 na temporada)
Clippers: 2-1 (venceu o 3º jogo) (9-6 na temporada)
Lakers: 1-2 (venceu o 3º jogo) (11-8 na temporada)
Wolves: 1-2 (perdeu o 3º jogo) (8-10 na temporada)
Thunder: 3-0 (14-3 na temporada)
Sixers: 2-1 (perdeu o 3º jogo) (12-6 na temporada)
Kings: 1-2 (venceu o 3º jogo) (6-13 na temporada)
Raptors: 1-2 (perdeu o 3º jogo) (6-13 na temporada)
Blazers: 2-1 (perdeu o 3º jogo) (11-7 na temporada)

Até aqui, 2 das 12 equipes venceram todos os 3 jogos, 5 venceram 2 partidas e 5 venceram só 1. O interessante é que, até o momento, nenhuma equipe perdeu nas 3 noites seguidas. Além disso, vale destacar que 7 das 12 equipes tiveram aproveitamento melhor na sequência de jogos do que no resto das partidas da temporada (e 2 tiveram aproveitamento igual). Ou seja, apenas 3 times tiveram pior índice de vitórias no back-to-back-to-back. A estatística mais surpreendente é a de que 8 das 12 equipes nessa situação venceram a terceira partida da sequência.

O que isso tudo significa? É difícil tirar conclusões definitivas, pois a temporada ainda nem completou o seu primeiro terço. Mas parece que, pelo menos até agora, os back-to-back-to-backs não vêm sendo tão terríveis quanto se previa. Talvez as equipes estejam usando bem seus elencos, talvez estejam mais focadas justamente pela natureza do desafio... são muitas as possibilidades.  Meu palpite é que os times ainda estão relativamente descansados e que veremos um impacto bem maior dos jogos consecutivos nos próximos meses.

Links sugeridos:

Dudu, do Pick and Roll, sobre quem tem o melhor crossover da NBA na opinião dos jogadores: "Louis Williams diz que Derrick Rose tem o melhor crossover da NBA por ser mais rápido que todos os outros, e ainda diz que ele nunca faz os mesmo dribles, o que dificulta para os marcadores. Jrue Holiday, também do 76ers, concorda com seu companheiro de time: ele diz que o crossover de Rose é ágil e rápido, e que com certeza é o mais difícil de ser parado na NBA."

Cooper, do Denver Nuggets Brasil, fala sobre a edição desta temporada do programa The Association, que será sobre o Nuggets: "No primeiro episódio temos o treinador George Karl e o Vice-presidente de Operações Masai Ujiri trabalhando contra o relógio para assegurar um time que abriu o campo de treino com apenas 7 jogadores em seu grupo. Enquanto o time vai se formando a temporada começa após o lockout com jogos de ida e volta. E o show continua com um grande teste, um jogo contra o Heat."


Marcadores: ,



Deixe seu comentário