0

Análises da offseason: Houston Rockets




Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

 Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago Bulls Cleveland Cavaliers Detroit Pistons
Indiana Pacers  Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando MagicWashington WizardsDallas Mavericks


Principais aquisições: Jeremy Lin, Carlos Delfino, Donatas Motiejunas, Omer Asik, Scott Machado, Jeremy Lamb (draft), Terrence Jones (draft), Royce White (draft)
Principais perdas: Kyle Lowry, Goran Dragic, Courtney Lee, Chase Budinger, Luis Scola, Marcus Camby, Samuel Dalembert

Nos últimos anos, o Rockets têm conseguido colocar em quadra times competitivos, mas sempre falta algo para a equipe conseguir chegar aos playoffs. No ano passado, a franquia tentou trocar de treinador, substituindo Rick Adelman por Kevin McHale. No entanto, os resultados não mudaram muito.

Daryl Morey, o general manager do Rockets, decidiu que estava cansado de ter um time razoável que não saía do lugar. O resultado foi, talvez, a offseason mais maluca e movimentada de um time da NBA na história recente. Para descrever tudo o que a equipe fez e tentou fazer nos últimos meses, seriam necessárias umas cinco postagens. Mas como a regra é de um time por dia, aí vai a versão compacta:

Na semana do draft, o Rockets já se mostrou bastante ativo. A franquia de Houston enviou Chase Budinger para o Wolves, recebendo em troca a 18ª escolha do draft. Alguns dias depois, Morey mandou a 14ª escolha e Samuel Dalembert para o Bucks, que, por sua vez, enviou a 12ª escolha, Shaun Livingston, Jon Leuer (que acabou sendo dispensado) e Jon Brockman para Houston.

Assim, o Rockets chegou à noite do draft com a 12ª, a 16ª e a 18ª escolhas do 1º round. A ideia era oferecer as escolhas como parte de um "pacotão" para obter um jogador de primeira linha. Muito se falou de Dwight Howard. Pau Gasol e Josh Smith também foram especulados. No entanto, a noite acabou e não houve troca. A equipe acabou ficando com as 3 escolhas, selecionando Jeremy Lamb (um talentoso ala-armador com excelente jogo ofensivo, mas que precisará provar que tem a cabeça no lugar), Royce White (um ala/ala-pivô com um jogo extremamente versátil – bom reboteiro, excelente passador e competente pontuador – mas sem uma posição definida) e Terrence Jones (um ala-pivô com bom jogo de perímetro).

Ainda assim, a expectativa era de que uma troca seria questão de tempo. De fato, isso ocorreu. Mas ela foi bem diferente do que se esperava. O Rockets mandou o armador Kyle Lowry para o Raptors, recebendo em troca uma mera escolha futura de 1º round e o ala Gary Forbes.

O GM de Houston continuou insistindo, fazendo todo tipo de proposta para o Magic, elaborando diferentes combinações de jogadores para conseguir obter Howard. Nada feito. No fim das contas, Howard foi parar no Lakers – e o Magic acabou recebendo menos do que poderia ter obtido do Rockets.

Mas isso não significa que Houston ficou de mãos abanando. Enquanto tentava adquirir Howard, Daryl Morey acertou várias outras contratações. Uma delas foi a do armador Jeremy Lin. O jogador era agente livre restrito, e tudo indicava que o Knicks bancaria qualquer oferta por ele. Após uma minissérie – sim, pois novela mesmo só a de Dwight Howard –, o Knicks decidiu abrir mão do jogador, para a alegria da equipe do Texas. O pivô Omer Asik também foi contratado em situação semelhante. O Bulls, temendo as consequências financeiras de manter o jogador turco, decidiu não exercer seu direito de bancar a oferta do Rockets, e o jogador se tornou mais um reforço para McHale.

(Asik ainda é muito limitado ofensivamente. No entanto, o gráfico deixa claro que ele respeita suas limitações. Ao longo de toda a temporada passada, ele só tentou 4 arremessos de fora do garrafão)

O Rockets também perdeu algumas peças importantes da temporada passada. Goran Dragic, destaque do time nos últimos meses da temporada regular, acertou com o Suns. Courtney Lee foi parar no Celtics, rendendo ao Rockets JaJuan Johnson e E'Twaun Moore (que acabou sendo dispensado) em uma sign-and-trade. No mesmo tipo de transação, a franquia adquiriu o armador Toney Douglas e o ala-pivô Josh Harrellson (também dispensado) do Knicks pelo veterano pivô Marcus Camby.

Para complementar o elenco, o Rockets acertou com sua escolha no draft de 2011, o lituano Donatas Motiejunas. O ala-pivô, que jogou a última temporada na Europa, teve excelente desempenho na Summer League de Las Vegas e será um dos milhares de jovens disputando uma vaga de ala na rotação de McHale. Outro reforço foi o argentino Carlos Delfino, que também fará parte desse bolo de jogadores (embora tenha a vantagem de poder jogar como ala-armador). O armador Scott Machado, filho de brasileiros, também acertou com a equipe e deverá brigar por uma posição na rotação.

A melhor maneira de resumir a offseason do Rockets é dizendo que a equipe cumpriu o objetivo de mudar... e como. O elenco tem mais de uma dezena de novidades e está recheado de jogadores jovens. Mas ainda falta o mesmo das temporadas anteriores: uma referência. Lin provavelmente será o líder da equipe, e certamente haverá muita expectativa em torno de seu desempenho. Será que ele conseguirá chegar perto de fazer o que fez durante a Linsanity? Ou será que ele se tornará uma grande decepção com um contrato difícil de engolir?

(Será que Lin conseguirá reeditar no Rockets seus melhores momentos de Knicks?)

A verdade é que a offseason da franquia texana terminou com mais perguntas do que respostas. No papel, é até difícil prever que tipo de campanha o Rockets poderá fazer. Com um grupo tão jovem, é muito difícil imaginar a equipe brigando por vaga nos playoffs. Por outro lado, não sabemos nem se esse será o elenco que terminará a temporada. Morey passou os últimos meses acumulando jovens promissores, mas eles eram apenas um meio para um fim. Esse continuará sendo o caso, pelo menos até ele finalmente conseguir obter seu tão sonhado franchise player. Até lá, o Rockets será um time difícil de entender. E fascinante de acompanhar.

Rotação:*

PG: Jeremy Lin / Shaun Livingston / Scott Machado
SG: Kevin Martin / Jeremy Lamb / Toney Douglas
SF: Carlos Delfino / Chandler Parsons / Marcus Morris / Gary Forbes
PF: Donatas Motiejunas / Terrence Jones / Royce White / JaJuan Johnson
C: Omer Asik / Patrick Patterson / Jon Brockman

(O Rockets precisará cortar dois jogadores antes do início da temporada, pois está acima do limite máximo de 15 jogadores)

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Memphis Grizzlies



Marcadores: ,



Deixe seu comentário