0

Análises da offseason: Memphis Grizzlies




Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

 Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago Bulls Cleveland Cavaliers Detroit PistonsIndiana Pacers  
Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando MagicWashington Wizards


Principais aquisições: Jerryd Bayless, Wayne Ellington, Tony Wroten (draft)
Principais perdas: OJ Mayo, Dante Cunningham

Um ano depois de chegar muito perto das finais da conferência Oeste – a equipe foi eliminada no jogo 7 pelo Thunder – mesmo com Rudy Gay lesionado, a pós-temporada de 2012 foi um tanto decepcionante para o Grizzlies. O time treinado por Lionel Hollins chegou aos playoffs em excelente momento, contando com todos os seus principais jogadores, mas não conseguiu superar o Clippers, que acabou levando a melhor após 7 partidas.

O time de Memphis, considerado por alguns um azarão na disputa pelo título do ano passado, se mostrou vulnerável e, em vez de crescer com a presença de Rudy Gay, teve problemas para encontrar equilíbrio ofensivo em momentos decisivos.

O decepcionante desempenho do time fez com que muitos questionassem se ele não seria melhor sem Rudy. Há outros fatores para a queda de desempenho do Grizzlies, como o fato de Zach Randolph – que perdeu parte da temporada com uma lesão no joelho – não ter jogado no mesmo nível da temporada anterior. Ainda assim, não há consenso quanto a Gay ser ou não o jogador certo para complementar o forte garrafão de Gasol e Randolph.

(Gasol e Randolph se complementam muito bem ofensivamente. Um dos motivos para isso é o fato de cada um ocupar predominantemente lados opostos da quadra. Gasol – primeira imagem – prefere o lado esquerdo, enquanto Randolph – segunda – tende mais a arremessar do lado direito.)

Por esse motivo, havia certa expectativa de que Gay poderia ser envolvido em alguma negociação durante a offseason. No fim das contas, isso não aconteceu. O Grizzlies optou por manter as suas principais peças e fazer apenas alguns ajustes no elenco.

Exemplos disso foram a saída de OJ Mayo – ala-armador que teve dificuldades para se adaptar ao papel de 6º homem da equipe – e a chegada de Jerryd Bayless. Bayless deverá ser o principal reserva nas posições 1 e 2 (embora seja um tanto baixo para marcar alas-armadores). Além disso, a saída de Mayo abre espaço para Josh Selby, escolha do Grizzlies no draft de 2011 que foi o grande destaque da Summer League de Las Vegas em julho. Selby tem um estilo de jogo extremamente agressivo – tão agressivo que pode ser difícil para ele se adaptar a um papel secundário em quadra –, mas mostrou um excelente arremesso de longa distância e merece uma oportunidade no início da temporada.

Para o banco, a equipe terá mais um reforço importante, o ala-pivô Darrell Arthur. O jogador já estava no elenco do Grizzlies no ano passado, mas ficou fora de toda a temporada devido a uma lesão no joelho. Arthur é bom jogador e deve tornar o banco de Memphis mais forte. Seu substituto na temporada de 2011-12, Mareesse Speights, renovou com o time, mesmo caso do pivô iraniano Hamed Haddadi. Para complementar o elenco, o Grizz adquiriu o ala-armador Wayne Ellington em uma troca com o Wolves (a equipe de Minnesota recebeu Dante Cunningham). No draft, a escolha foi o armador Tony Wroten, jogador com excelente potencial e cujo jogo lembra um pouco o de Rajon Rondo. No entanto, tudo indica que levará algum tempo para que Wroten receba oportunidades, pois seu jogo ainda precisa ser refinado – seu arremesso de perímetro é péssimo e ele comete muitos turnovers.

Embora as mudanças não tenham sido suficientes para garantir uma melhora do Grizzlies, elas fizeram sentido para o futuro da equipe. Resta saber como as novas peças se encaixarão no sistema de jogo atual, e se Hollins conseguirá tirar o melhor da combinação Gay/Randolph/Gasol. É isso que determinará o quão longe a equipe de Memphis poderá chegar na temporada 2012/2013.


(Apesar de não ser dos mais ágeis, Marc Gasol é um dos defensores mais competentes da NBA)

Rotação:*

PG: Mike Conley / Jerryd Bayless / Tony Wroten
SG: Tony Allen / Josh Selby / Wayne Ellington
SF: Rudy Gay / Quincy Pondexter
PF: Zach Randolph / Darrell Arthur
C: Marc Gasol / Marreese Speights / Hamed Haddadi

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: New Orleans Hornets



Marcadores: ,



Deixe seu comentário