0

Análises da offseason: Indiana Pacers



(Caso você tenha perdido, confira a análise da offseason do Pistons, postada ontem)

Principais aquisições: DJ Augustin, Gerald Green, Ian Mahinmi, Miles Plumlee (draft), Orlando Johnson (draft)
Principais perdas: Darren Collison, Leandrinho, Dahntay Jones, Louis Amundson

Após uma sequência de temporadas com times fracos que não empolgavam, o Pacers voltou a ser competitivo na temporada 2010/11, quando foi eliminado na primeira fase dos playoffs pelo Bulls, em cinco jogos. Na temporada passada, a equipe recebeu o reforço do experiente e talentoso David West e deu continuidade ao seu progresso sob o comando do jovem técnico Frank Vogel. A eliminação acabou vindo nas mãos do campeão, o Heat, em seis partidas. Pelo segundo ano seguido, o time evoluiu.

Há alguns anos, o Pacers chama a atenção por ter um plano muito claro. É um plano que envolve total disciplina, muita paciência e nenhuma pirotecnia. Em vez de tentar grandes contratações a fim de dar um salto de qualidade imediato – que, por outro lado, acabariam com a flexibilidade futura – a franquia de Indiana vai construindo seu elenco um tijolo de cada vez.

Mais uma vez, as decisões tomadas na atual offseason apontam nesse sentido. Especulava-se que o Pacers ofereceria um contrato de valor alto para Eric Gordon, mas o time preferiu usar o dinheiro para manter Roy Hibbert – por um salário salgado, sim, mas pivôs sempre são supervalorizados, e perdê-lo custaria ainda mais caro dentro de quadra – e estender o contrato de George Hill. Hill terá que provar que é capaz de ser um armador titular consistente. A seu favor, há o fato de ele ter tido uma das melhores médias da liga como criador no pick-and-roll (0,98 pontos por posse, 11º na NBA).

Para dar espaço para Hill, a franquia de Indianápolis trocou Darren Collison – armador titular por boa parte da temporada passada – e Dahntay Jones pelo pivô Ian Mahinmi. Para ocupar a vaga de armador reserva deixada por Collison, o Pacers acertou com DJ Augustin por um contrato curto (apenas um ano) e bem razoável (3,5 milhões de dólares).

Com a finalidade de reforçar o banco, o Pacers assinou com o ala Gerald Green, jogador com muito potencial que fracassou em vários times da NBA em suas primeiras temporadas e, após algum tempo na D-League, finalmente conseguiu ter um bom desempenho ao receber uma oportunidade do Nets na temporada passada.

(Gerald Green sempre foi excelente nas enterradas. Na temporada passada, ele finalmente mostrou mais do que isso)

No draft, as escolhas foram o pivô Miles Plumlee (limitado ofensivamente, mas especialista em fazer o "trabalho sujo" no garrafão) e o ala-armador Orlando Johnson (bom arremessador que, embora tenha um potencial relativamente limitado, pode ter condições de contribuir logo).

O Pacers conseguiu manter seus principais jogadores e trouxe algumas peças para reforçar o seu elenco. Isso deve ser o bastante para manter a equipe competitiva e na briga por mando de quadra na primeira fase dos playoffs. Para que o time dê um passo adiante e lute pelo título do Leste, muito depende do desenvolvimento de seus jovens jogadores, principalmente de Paul George. Em sua primeira temporada como titular, George mostrou ter uma combinação de qualidades raríssima na NBA. Se ele for desenvolvido corretamente pelo Pacers e estiver disposto a trabalhar para alcançar o seu potencial, o ala tem tudo para ser o principal jogador da equipe em questão de dois ou três anos. Talvez seja esse o tempo necessário para que Indiana se torne um real candidato ao título.

(Uma das áreas em que Paul George precisa melhorar é o arremesso de três da zona morta)

Rotação:*

PG: George Hill / DJ Augustin / Lance Stephenson
SG: Paul George / Orlando Johnson
SF: Danny Granger / Gerald Green
PF: David West / Tyler Hansbrough / Jeff Pendergraph
C: Roy Hibbert / Ian Mahinmi / Miles Plumlee

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.


Curta a página do Siga NBA no Facebook e participe da enquete sobre qual equipe terá a melhor campanha na divisão Central.


Amanhã: Milwaukee Bucks


Marcadores: ,



Deixe seu comentário