0

Análises da offseason: Detroit Pistons




(Caso você tenha perdido, confira a análise da offseason do Cavs, postada ontem)

Principais aquisições: Corey Maggette, Kyle Singler, Vyacheslav Kravtsov, Andre Drummond (draft), Kim English (draft)
Principal perda: Ben Gordon

Após um período em que o Pistons era, ano após ano, uma das melhores equipes do Leste – e foi coroado com o título de 2004 –, a franquia entrou em um processo de transição que simplesmente não deu certo. O time de Detroit investiu pesado em jogadores que não deram resposta – estou olhando para vocês, Ben Gordon e Charlie Villanueva – e a torcida precisou se acostumar com equipes medíocres.

Aos poucos, a franquia tenta reencontrar seu caminho, e a offseason de 2012 foi importante nesse sentido. Primeiramente, o Pistons se livrou do contrato de Ben Gordon. Para isso, precisou abrir mão de uma escolha de primeiro round e receber em troca Corey Maggette. Isso dará flexibilidade à equipe, já que Gordon ainda tinha dois anos de contrato, enquanto Maggette só tem mais um.

No draft, a primeira escolha foi o pivô Andre Drummond, visto como um enigma. Seu potencial é impressionante – ele é alto, forte e possui capacidade atlética bem acima da média. No entanto, seus números na Universidade de Connecticut não impressionaram. O Pistons acredita que ele pode ter um bom futuro complementando Monroe, que passaria para a posição de ala-pivô. Mas isso é só no futuro. Drummond precisa de tempo para amadurecer e entender melhor o jogo. Qualquer contribuição que o calouro der na próxima temporada será vista como um bônus. A outra escolha foi o ala-armador Kim English, jogador com bom arremesso de longa distância.

De uma forma geral, a offseason do Pistons foi bem discreta. Foram poucas as mudanças no elenco. Uma delas foi o acréscimo de Kyle Singler, escolha de segundo round de 2011 que jogou a temporada passada na Europa. Outro reforço que vem da Europa é o pivô russo Vyacheslav Kravtsov (não, eu não inventei esse nome).

(Viram? O cara existe mesmo!)

No mais, o elenco é basicamente o mesmo da temporada anterior. Uma possível melhora no desempenho do Pistons dependerá da evolução de seus jogadores jovens, principalmente Monroe, Knight e Jerebko. Stuckey também precisa continuar crescendo e se estabelecer como uma opção ofensiva consistente. Apesar de seus números individuais da última temporada não impressionarem, Stuckey teve um excelente impacto ofensivo (106,4 pontos/100 posses com ele em quadra, apenas 96,9 sem).

(Para se tornar mais consistente no ataque, Knight precisa melhorar seu arremesso de média distância)

A situação ainda não é das melhores, longe disso. No entanto, pela primeira vez em algum tempo, há uma luz no fim do túnel. E é nisso que Detroit pretende se agarrar. Em outras palavras, a franquia dificilmente fará alguma aquisição que comprometa a flexibilidade futura recém-conquistada. Afinal de contas, o Pistons ainda não se recuperou da última vez que resolveu fazer tudo de uma vez só. 

E a última coisa que o general manager Joe Dumars quer é repetir os erros do passado.
  
Rotação:*

PG: Brandon Knight / Will Bynum
SG: Rodney Stuckey / Corey Maggette / Kim English
SF: Tayshaun Prince / Kyle Singler / Austin Daye
PF: Jason Maxiell / Jonas Jerebko / Charlie Villanueva
C: Greg Monroe / Andre Drummond / Vyacheslav Kravtsov

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Curta a página do Siga NBA no Facebook e participe da enquete sobre qual equipe terá a melhor campanha na divisão Central.


Amanhã: Indiana Pacers


Marcadores: ,



Deixe seu comentário