0

Análises da offseason: Toronto Raptors



(Caso você tenha perdido, confira a análise da offseason do Sixers, postada quinta)

Principais aquisições: Kyle Lowry, John Lucas, Landry Fields, Jonas Valanciunas, Terrence Ross (draft)
Principais perdas: Jerryd Bayless, James Johnson

Após alguns anos como uma das piores defesas da NBA, o Raptors deu o primeiro passo para uma mudança de mentalidade no ano passado, quando contratou Dwane Casey, assistente técnico e especialista defensivo da equipe do Mavs campeã em 2011. Em sua primeira temporada no comando, o novo treinador teve um impacto nítido, fazendo com que a defesa passasse a ser pelo menos aceitável. No entanto, o ataque sofreu e a franquia de Toronto acabou tendo mais uma temporada fraca.

Na offseason, o plano do Raptors ficou muito claro no primeiro dia de free agency. A franquia fez tudo que podia para convencer o armador Steve Nash a jogar em seu país. Nenhum outro time ofereceu mais dinheiro para ele (a oferta de Toronto foi de 12 milhões de dólares ao ano por 3 temporadas). Para tirar o Knicks da concorrência, a equipe até contratou Landry Fields – jogador que o Knicks pretendia oferecer para o Suns em uma sign-and-trade – por um salário muito acima de sua produção em quadra.


(Em 2010-11, Fields apresentou ótimo aproveitamento de longa distância. Já na última temporada, foi péssimo. Qual das duas versões o Raptors receberá?

No fim das contas, nada disso foi suficiente. Nash acabou indo para o Lakers, pois queria se manter próximo de seus filhos, que moram em Phoenix com sua ex-mulher, e brigar por um título. O plano A do Raptors não havia funcionado. A equipe pagou caro por alguém que não precisava e ficou sem o jogador que realmente queria.

Mas o Raptors sacodiu a poeira e deu a volta por cima. Em uma troca estranha com o Rockets, a franquia obteve o bom armador Kyle Lowry e só precisou abrir mão de Gary Forbes e uma escolha futura de primeiro round. Lowry não é Nash – o que pode ser algo bom ou ruim, dependendo do ponto de vista. Diferentemente de Nash, ele não tem a capacidade de mudar completamente o panorama ofensivo de seu time. No entanto, Lowry é jovem e tem um salário baixo. Além disso, o jogador é um dos melhores da liga na criação de jogadas no pick-and-roll (0,97 pontos por posse, 13º da NBA em 2011/12). A longo prazo, pode-se dizer que o Raptors até se deu bem.

No draft, a única franquia canadense da NBA selecionou Terrence Ross, um ala-armador/ala com excelente arremesso de longa distância e tremendo potencial defensivo. Em seu início de carreira, Ross terá algumas dificuldades por ser franzino e ainda não saber distinguir muito bem qual a hora certa de (não) arremessar. A outra escolha do draft foi o ala Quincy Acy, que tem razoável habilidade ofensiva ao redor da cesta, mas pode ter dificuldades em encontrar uma posição na NBA. Além disso, sua defesa não é das melhores.

Outro reforço veio do draft do ano passado. É o pivô lituano Jonas Valanciunas, 5ª escolha de 2011. Ele passou a última temporada jogando na Europa. A expectativa é de que o jogador ajude muito o Raptors a longo prazo. Ele tem tudo para ser uma ótima arma no pick-and-roll com Lowry, além de um defensor ágil. No entanto, como ficou claro nas Olimpíadas, Valanciunas precisará ganhar experiência antes de se tornar um jogador consistente e confiável.

(O pick-and-roll parece ser a principal virtude do jogo do jovem Valanciunas)

Embora não tenha tido sucesso em seu plano A, o Raptors ainda conseguiu ter uma offseason bem razoável. A equipe parece mais completa e equilibrada do que na temporada passada e não precisou comprometer seu futuro para isso. Embora os playoffs sejam o objetivo da equipe, ainda parece faltar talento no elenco para chegar lá. Pelo menos por enquanto.

Rotação:*

PG: Kyle Lowry / José Calderón / John Lucas
SG: DeMar DeRozan / Terrence Ross / Alan Anderson
SF: Landry Fields / Linas Kleiza
PF: Andrea Bargnani / Amir Johnson / Quincy Acy
C: Jonas Valanciunas / Ed Davis / Aaron Gray

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Curta a página do Siga NBA no Facebook e participe da enquete sobre qual equipe terá a melhor campanha na divisão do Atlântico.

Segunda-feira: Chicago Bulls


Marcadores: ,



Deixe seu comentário