1

Análises da offseason: Phoenix Suns



Caso ainda não tenha visto, confira as análises da offseason dos times abaixo:

 Boston CelticsBrooklyn Nets New York Knicks Philadelphia 76ers Toronto RaptorsChicago BullsCleveland Cavaliers Detroit PistonsIndiana Pacers 
Milwaukee Bucks Atlanta Hawks Charlotte Bobcats Miami HeatOrlando Magic Washington Wizards Dallas Mavericks Houston Rockets Memphis Grizzlies 
New Orleans Hornets San Antonio Spurs Denver Nuggets Minnesota Timberwolves Oklahoma City ThunderPortland Trail BlazersUtah Jazz Golden State Warriors Los Angeles ClippersLos Angeles Lakers


Principais aquisições: Goran Dragic, Michael Beasley, Wesley Johnson, Luis Scola, Jermaine O'Neal, Kendall Marshall (draft)
Principais perdas: Steve Nash, Grant Hill, Robin Lopez, Josh Childress, Michael Redd

Após duas temporadas seguidas de equipes medíocres que só foram competitivas – e mesmo assim ficaram de fora dos playoffs – graças a Steve Nash, a offseason do Suns responderia a uma grande dúvida: o time seguiria dependendo do armador canadense, mesmo sem poder oferecer a ele um elenco de apoio qualificado? Ou a franquia de Phoenix finalmente aceitaria a ideia de começar uma reformulação?

Não levou muito tempo para que o plano do Suns ficasse claro. Nash recebeu ofertas de várias equipes (com destaque para o Raptors e o Knicks). Enquanto isso, Phoenix voltou suas atenções a outros jogadores. Naquele momento, ficou nítido que a decisão havia sido tomada e que Nash já havia jogado sua última partida pela franquia do Arizona. Era o primeiro passo da reconstrução do time.

Nash acabou indo para o Lakers por meio de uma sign-and-trade, na qual o Suns recebeu duas escolhas futuras de 1º round e mais duas de 2º. A equipe não perdeu tempo e tentou contratar o ala-armador Eric Gordon, oferecendo um contrato de salário máximo para o jogador. No entanto, como Gordon era agente livre restrito, o Hornets pôde bancar a oferta.

Para substituir Nash, o Suns foi buscar o seu antigo reserva, o esloveno Goran Dragic, que se destacou na temporada passada pelo Rockets. Dragic certamente não é Nash, mas tem ótimas qualidades para um armador e ainda é jovem (26 anos).

Outro reforço jovem foi o ala Michael Beasley. Beasley foi a segunda escolha do draft de 2008 e é um jogador extremamente talentoso. O problema até aqui em sua carreira tem sido a cabeça. Em quatro anos, dois times já apostaram nele... e também já desistiram. O Suns acredita que pode oferecer as condições para que o ala finalmente alcance o seu potencial. Pode até dar certo, mas é uma aposta bem arriscada.

(Nem sempre Beasley é individualista)

Outro reforço é o veterano ala-pivô Luis Scola. Anistiado pelo Rockets, o jogador foi a leilão e a melhor proposta foi de Phoenix. Scola deverá ser titular na equipe, e seu entrosamento com Dragic – os dois jogaram muito bem juntos em Houston no final da temporada passada – pode beneficiar o Suns.

(Ele pode não ser dos mais atléticos, mas Scola é um jogador muito completo ofensivamente)

Mais um reforço adquirido pela franquia veio na troca que marcou a saída do pivô Robin Lopez. O Wolves precisava se posicionar abaixo do teto salarial para contratar Andrei Kirilenko. Por isso, largou o contrato de Wesley Johnson nas costas do Suns, que ainda ganhou uma escolha futura de 1º round como compensação. Johnson foi a quarta escolha do draft de 2010, mas pouco mostrou nas suas duas primeiras temporadas. Quem me segue no Twitter já deve ter visto eu chamá-lo de "o arremessador especialista que não sabe arremessar". Isso é uma brincadeira, é claro. Johnson tem um bom arremesso. Mas é inegável que, por algum tipo de bloqueio psicológico, ele ainda não conseguiu mostrar isso na NBA. Portanto, o jogador é mais uma aposta. Nesse caso, pelo menos, é uma aposta que não envolve grandes riscos. Caso ele não emplaque, o Suns pode simplesmente abrir mão da opção de mantê-lo em 2013/14.

No draft, a escolha foi o armador Kendall Marshall. O jogador, que disputou duas temporadas por North Carolina, não é um grande pontuador – longe disso, na verdade. Ele faz uma coisa bem: passar a bola. E isso ele faz muitíssimo bem; sua visão de jogo realmente impressiona. No entanto, se o seu desempenho na Summer League de Las Vegas servir de referência, sua primeira temporada exigirá muita paciência. Caso ele se adapte rapidamente ao estilo de jogo da NBA, pode ser um bom reserva para Dragic. Do contrário, ele passará boa parte de sua temporada de calouro sentado no banco enquanto Telfair cumpre o papel de armador reserva.

Outra transação importante foi a anistia de Josh Childress, que liberou espaço abaixo do teto salarial do Suns e permitiu que a franquia fosse tão ativa na offseason. Para complementar o elenco, o veterano Jermaine O'Neal foi contratado. Além dele, o Suns buscou o ala PJ Tucker, que teve boas temporadas na Europa.

Com todas essas mudanças, não há dúvidas de que o Suns finalmente decidiu entrar em uma nova fase. Embora algumas escolhas da offseason tenham sido questionáveis, ao menos o processo de renovação começou, e a franquia não comprometeu sua flexibilidade futura. Com um pouco de criatividade, é possível criar espaço para fazer uma oferta de contrato máximo para algum jogador na próxima offseason. 

Os resultados podem não ser os melhores de imediato – uma classificação para  os playoffs parece pouco provável. Ainda assim, havia chegado a hora de um novo começo. Daqui em diante, resta saber se a fênix renascerá das cinzas.

Rotação:*

PG: Goran Dragic / Kendall Marshall / Sebastian Telfair
SG: Jared Dudley / Shannon Brown
SF: Michael Beasley / Wesley Johnson / PJ Tucker
PF: Luis Scola / Markieff Morris
C: Marcin Gortat / Jermaine O'Neal / Channing Frye

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Amanhã: Sacramento Kings



Marcadores: ,



1 comentário

  1. Unknown says:

    Baita reformulação, pegou um monte de "BUST" e vai torçer para que ao menos 2 vinguem de fato, enquanto isto espera-se a aposentadoria de Scola, e mantêm o CAP baixo para economizar. O problema de Beasley nunca foi a cabeça, é a maconha. Dragic é muito inconstante e ainda deverá se manter assim mais alguns anos, embora ache que seria um ótimo armador reserva para metade das equipes da NBA.

Deixe seu comentário