0

Análises da offseason: Brooklyn Nets





(Caso você tenha perdido, confira a análise da offseason do Celtics, postada ontem)

Principais aquisições: CJ Watson, Joe Johnson, Mirza Teletovic, Reggie Evans, Tyshawn Taylor (draft)
Principais perdas: Jordan Farmar, Anthony Morrow, DeShawn Stevenson

Após uma temporada horrível e prestes a fazer sua estreia no Brooklyn, o Nets tinha a meta de melhorar drasticamente o seu elenco na offseason. O grande objetivo da equipe era renovar com Deron Williams e encontrar uma maneira de adquirir Dwight Howard por meio de uma troca. Depois disso, bastaria cercá-los de bons jogadores complementares para montar um candidato ao título.

A primeira parte do plano deu certo: Deron Williams renovou contrato. No entanto, o time não foi bem-sucedido em sua tentativa de obter Howard – e não foi por falta de insistência. Por mais que o Nets tenha tentado reunir peças para oferecer ao Magic, simplesmente não foi possível oferecer algo que convencesse a franquia de Orlando.

Apesar de não ter conseguido o jogador que queria, o Nets encontrou um companheiro para dividir a carga ofensiva com Williams. Em uma troca com o Hawks, o Nets enviou quase metade do time da temporada passada – Farmar, Stevenson, Morrow, Jordan Williams e Petro – e recebeu o ala-armador Joe Johnson. Apesar de seu salário absurdo, JJ ainda é um jogador de alto nível, capaz de auxiliar Deron em termos de pontuação e criação de jogadas.

Após Johnson ter passado os últimos anos como primeira opção ofensiva do Hawks, muita gente pode ter esquecido que, quando não é o foco ofensivo de sua equipe, ele se torna um perigoso arremessador de longa distância. Em 2011/12, ele acertou 39,3% dos spot-ups e impressionantes 45,7% das bolas de 3 pontos utilizando bloqueios. Tendo Williams para criar situações mais fáceis para ele, Johnson tende a se tornar um jogador mais eficiente. Além disso, o ala-armador teve o 7º melhor índice defensivo em jogadas de mano a mano, permitindo apenas 0,53 pontos por posse e 24,2% de aproveitamento nesse tipo de situação.


(Analisando os números da última temporada, nota-se que tanto Williams, cuja distribuição de arremessos é retratada na primeira imagem, quanto Johnson, na segunda, são mais eficientes atuando no lado direito da quadra. Os dois precisarão sacrificar um pouco das suas preferências para que se complementem bem.)

Em seguida, o Nets tratou de manter duas das poucas peças de qualidade que a equipe já tinha. Humphries e Brook Lopez renovaram seus contratos – o segundo por 4 anos e exagerados 15 milhões de dólares por temporada. Além disso, a franquia foi buscar o ala bósnio Mirza Teletovic, considerado um dos melhores pontuadores do basquete europeu. Para complementar o elenco, o time contratou o ala-pivô Reggie Evans e os alas-armadores veteranos Keith Bogans e Jerry Stackhouse. Para a reserva de Deron Williams, a contratação foi CJ Watson, armador que se destacou em duas temporadas como reserva de Derrick Rose no Bulls. Andray Blatche, anistiado pelo Wizards, interessa à equipe.

(Mirza Teletovic não é nem um pouco tímido com seu arremesso de três)

No draft, as escolhas foram Tyshawn Taylor – um armador que provavelmente terá poucas chances de jogar – e Tornike Shengelia (não, não inventei o nome), um ala geórgio que teve boas temporadas na Europa e vai tendo bom desempenho por sua seleção nas eliminatórias para o Eurobasket.

O Nets queria chegar ao Brooklyn com um time forte e capaz de chamar a atenção da liga. O elenco montado pelo general manager Billy King não é bom o bastante para disputar o título, mas deve ser o suficiente para garantir um enorme crescimento com relação ao ano passado. Uma vaga nos playoffs parece bem provável.

Com a ida de Howard para o Lakers, o Nets precisiu desistir de seu grande sonho. De todo modo, se o objetivo era voltar a ser um time relevante, tudo indica que a missão foi cumprida. Resta saber se a franquia terá flexibilidade suficiente para ser mais do que isso no futuro. Um time limitado mas com condições de chegar aos playoffs deve ser algo bom na primeira temporada da franquia no Brooklyn, pois chamará a atenção e atrairá torcedores. No entanto, isso deixará de ser algo positivo se não houver evolução nos anos subsequentes.

Com um dono bilionário, dinheiro não será problema. As novas regras de teto salarial da NBA, no entanto, podem ser. É esperar para ver o que acontece.

Rotação:*

PG: Deron Williams / CJ Watson / Tyshawn Taylor
SG: Joe Johnson / Marshon Brooks / Jerry Stackhouse
SF: Gerald Wallace / Keith Bogans / Donté Greene
PF: Kris Humphries / Mirza Teletovic / Tornike Shengelia
C: Brook Lopez / Reggie Evans

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.

Curta a página do Siga NBA no Facebook e participe da enquete sobre qual equipe terá a melhor campanha na divisão do Atlântico.

Amanhã: New York Knicks


Marcadores: ,



Deixe seu comentário