0

Análises da offseason: Cleveland Cavaliers



(Caso você tenha perdido, confira a análise da offseason do Bulls, postada ontem)

Principais aquisições: Jeremy Pargo, CJ Miles, Jon Leuer, Dion Waiters (draft), Tyler Zeller (draft)
Principais perdas: DJ Kennedy, Semih Erden

O processo de reconstrução do Cavs após a devastadora saída de LeBron James continua. A primeira temporada foi desoladora, mas a segunda começou a trazer alguma alegria para os torcedores da franquia de Cleveland. O armador Kyrie Irving, primeira escolha do draft de 2011, foi brilhante em sua temporada de estreia na NBA. Além de ser escolhido o melhor novato de 2011/12, Irving mostrou incrível maturidade e um excelente controle do jogo, características surpreendentes em um jogador de apenas 20 anos de idade. O então novato teve impacto muito positivo no ataque: o Cavs fez 107,1 pontos a cada 100 posses com ele em quadra, contra 97,9 sem ele. Já na defesa, Kyrie ainda tem trabalho pela frente: 112,6 pontos permitidos com ele e 107,6 sem.

(Uma temporada foi suficiente para Irving se estabelecer como o líder do Cavs)

Sabendo que já tem, talvez, a principal peça para voltar a ser relevante no futuro, o time adotou uma postura paciente na offseason. Em vez de buscar reforços veteranos para colocar o time de vez na briga por playoffs em 2012/13, o Cavs preferiu fazer pouco e manter flexibilidade financeira. A equipe pode tirar proveito disso se envolvendo em alguma troca futura e recebendo um jogador de salário alto (Bynum chegou a ser uma possibilidade em um determinado ponto da offseason) ou simplesmente esperando a free agency de 2013 para encontrar a próxima peça do quebra-cabeça.

Os principais reforços do time, ao que tudo indica, vieram no draft. Um deles foi o ala-armador Dion Waiters, jogador com um estilo de jogo parecido com Dwyane Wade e Rodney Stuckey. O outro foi o pivô Tyler Zeller, jogador ágil para alguém da sua estatura e com um bom arremesso de média distância. O pick-and-roll de Irving e Zeller tem tudo para ser uma boa arma para o Cavs nos próximos anos. Imagina-se que o pivô começará a temporada como reserva de Varejão. No entanto, se o desempenho do novato for bom, não seria surpresa ver os dois escalados juntos no time titular.

Outro reforço é CJ Miles, ala que atuou pelo Jazz por 7 anos e pode fazer o papel de reserva das posições 2 e 3 no Cavs. A equipe ainda renovou com Alonzo Gee, que mostrou bom progresso na última temporada. Para a reserva de Irving, a franquia obteve Jeremy Pargo em uma troca com o Grizzlies (que recebeu em troca DJ Kennedy). Pargo não teve bom desempenho na temporada passada, sua primeira na NBA após uma passagem bem-sucedida pela Europa.

A verdade é que não há muito a se dizer sobre a offseason do Cavs, afinal de contas, pouca coisa aconteceu. O que pode ser dito é que o time manteve o status quo, preferindo não comprometer o seu futuro só para melhorar um pouco o presente. Será interessante acompanhar o que o time pretende fazer ao longo da temporada, pois ainda parece faltar qualidade no elenco para que a franquia tenha grandes aspirações. Se o Cavs pretende ser competitivo em 2012/13, dependerá muito da evolução de Irving e de um Varejão livre de lesões, bem como do desempenho de seus dois novatos.

Se tudo der certo, o time até pode beliscar uma vaguinha. Do contrário, estará na loteria mais uma vez ano que vem. E, como o time prega paciência, isso não deverá ser um problema.

(De um modo geral, Irving teve mais sucesso arremessando do lado direito da quadra)

Rotação:*

PG: Kyrie Irving / Jeremy Pargo
SG: Dion Waiters / CJ Miles
SF: Alonso Gee / Omri Casspi / Kelenna Azubuike / Luke Walton
PF: Tristan Thompson / Jon Leuer / Luke Harangody
C: Anderson Varejão / Tyler Zeller

* Nem todos os jogadores aparecem em suas posições exatas. Vários deles atuarão em mais de uma posição ao longo dos jogos e da temporada.


Curta a página do Siga NBA no Facebook e participe da enquete sobre qual equipe terá a melhor campanha na divisão Central.


Amanhã: Detroit Pistons


Marcadores: ,



Deixe seu comentário