0

Prévia: Divisão Noroeste


Dando prosseguimento à série de prévias de aquecimento para o começo da temporada da NBA, o post de hoje é sobre a divisão Noroeste.


(Caso você não tenha visto, confira a prévia da divisão Sudoeste postada ontem)



O Nuggets (clique aqui para ler a análise da offseason) perdeu Afflalo e Harrington na troca que rendeu à equipe Andre Iguodala. Iggy, um dos melhores defensores de perímetro da NBA, deve cair como uma luva no time de George Karl. No mais, o elenco é parecido com o do ano passado. Outro que chega é Anthony Randolph, mas não há garantias de que ele terá lugar na rotação. Com a evolução de Lawson e Faried, além da expectativa de uma temporada melhor de Gallinari, o Nuggets tem tudo para ser muito forte na temporada regular. Uma vaga nos playoffs parece muito provável. Garantir mando de quadra na primeira fase deve ser o objetivo da equipe.

O Nuggets vai impressionar se:
-         A versatilidade de Iguodala tornar a equipe mais forte na defesa e mais perigosa no ataque
-         JaVale McGee se tornar um jogador mais consistente
-         Ty Lawson der mais um passo em sua evolução como armador

O Nuggets vai decepcionar se:
-         McGee for mais o jogador que era no Wizards do que aquele da série contra o Lakers
-         Gallinari não conseguir voltar a ser um arremessador de longa distância consistente
-         Kenneth Faried regredir em sua segunda temporada


O Wolves (clique aqui para ler a análise da offseason) se reforçou muito na offseason. Chegaram Brandon Roy, Andrei Kirilenko, Alexey Shved, Chase Budinger, Dante Cunningham, Greg Stiemsma e Lou Amundson. Além disso, saíram Michael Beasley, Darko Milicic, Martell Webster e Wesley Johnson, jogadores que muito mais atrapalhavam do que ajudavam. Contando agora com um dos melhores elencos da NBA, o Wolves tem tudo para brigar por uma vaga nos playoffs. O problema são as lesões: Rubio ainda se recupera de uma no joelho sofrida no início do ano e só deve voltar em dezembro, e Love sofreu uma fratura na mão que deverá deixá-lo de fora do primeiro mês da temporada. Se a equipe conseguir se manter com uma campanha razoável nesse início, uma vaga nos playoffs continua sendo um objetivo realista.

O Wolves vai impressionar se:
-         Os joelhos de Brandon Roy permitirem que o jogador tenha uma temporada relativamente saudável
-         Kirilenko for na prática aquilo que parece ser na teoria: o jogador perfeito para o sistema de Princeton utilizado por Rick Adelman
-         Pekovic confirmar o bom desempenho apresentado na temporada passada

O Wolves vai decepcionar se:
-         Rubio tiver dificuldades de movimentação em seu retorno
-         A equipe tiver péssima campanha no mês de novembro
-         Brandon Roy voltar a ter problemas em seus joelhos


O Thunder (clique aqui para ler a análise da offseason) não teve uma offseason das mais empolgantes. O elenco foi mantido praticamente igual, com a saída de Derek Fisher e a chegada de Hasheem Thabeet e do novato Perry Jones III. Ainda assim, não seria surpresa nenhuma se a equipe apresentasse evolução na próxima temporada, afinal de contas, os principais jogadores (Durant, Westbrook, Harden e Ibaka) têm todos 24 anos ou menos. A grande questão em torno da equipe ao longo do ano será a situação contratual de James Harden. Se o seu contrato não for estendido até o início da temporada, Harden será free agent restrito em 2013, e há quem duvide que o Thunder tenha condições de bancar o salário que o ala-armador deseja. Dessa forma, a equipe precisaria tomar uma decisão: mantê-lo este ano e empurrar o problema para o ano que vem ou trocá-lo ainda nesta temporada. Se Harden ficar, o Thunder deve brigar pela melhor campanha do Oeste.

O Thunder vai impressionar se:
-         Durant continuar se tornando um pontuador cada vez mais eficiente
-         Westbrook seguir melhorando seu arremesso de média distância
-         Ibaka se tornar um defensor mais completo

O Thunder vai decepcionar se:
-         Algum dos principais jogadores regredir
-         Harden for trocado por um jogador ou jogadores inferior(es)
-         Westbrook tentar se impor como primeira opção ofensiva da equipe, em detrimento de Durant


O Blazers (clique aqui para ler a análise da offseason) entrou em uma nova fase na offseason, investindo em jogadores jovens que têm muito a provar. Saíram, entre outros, os veteranos Felton e Crawford. Chegaram os novatos Lillard, Leonard, Barton, Freeland e Claver, além de veteranos como Price, Pavlovic e Jeffries. Aldridge segue como a referência da equipe, e Batum, agora com um novo e generoso contrato, passará a ter maior responsabilidade ofensiva. Muito se espera também de Damian Lillard, armador que deve brigar pelo prêmio de novato do ano. O Blazers dificilmente brigará por vaga nos playoffs, mas deve ser um time interessante de se assistir.

O Blazers vai impressionar se:
-         Batum se transformar em uma opção ofensiva confiável
-         Lillard confirmar o que apresentou na summer league e vem apresentando na pré-temporada
-         Os europeus Claver e Freeland se adaptarem rapidamente à NBA e derem força ao banco do Blazers

O Blazers vai decepcionar se:
-         A inexperiência do elenco falar mais alto e a inconsistência for a tônica da temporada
-         Batum não conseguir ser mais do que o bom jogador complementar de temporadas passadas
-         O banco não tiver talento suficiente para competir de igual para igual com os reservas adversários


O Jazz (clique aqui para ler a análise da offseason) fez algumas transações na offseason, mas nada muito drástico. Saíram Devin Harris e Josh Howard. Chegaram Mo e Marvin Williams, além de Randy Foye. Após surpreender chegando aos playoffs na temporada passada, a equipe conta com a evolução dos jovens Favors e Kanter para repetir o feito em 2012/13. Millsap e Jefferson serão free agents no ano que vem, o que é mais um motivo para a equipe dar oportunidades para os jovens. Favors já é um excelente jogador defensivo com potencial para melhorar ainda mais. Kanter, por sua vez, mostrou ser um bom reboteiro na temporada passada, mas teve muitas dificuldades nos demais aspectos. Na pré-temporada, o jogador turco vem tendo um desempenho animador. Com as lesões de jogadores importantes de adversários diretos, o Jazz terá a oportunidade de abrir uma boa vantagem no início da temporada, desde que comece bem.

O Jazz vai impressionar se:
-         Favors continuar evoluindo e se tornar um dos melhores defensores da NBA
-         Kanter mostrar que é capaz de ser um bom reserva
-         Mo Williams tiver um desempenho melhor na armação do que Devin Harris

O Jazz vai decepcionar se:
-         Os jogadores jovens não evoluírem conforme o esperado
-         Os novos reforços não se adaptarem bem ao estilo de jogo da equipe
-         A defesa não melhorar

Fiquem de olho nos seguintes jogadores:

Andre Iguodala (Nuggets): após ser treinado por um dos técnicos mais controladores da NBA, Iggy terá total liberdade no Nuggets. Em tese, isso tem tudo para ser ótimo para ele. Resta saber se isso se confirmará na prática.

Brandon Roy (Wolves): antes das lesões nos joelhos o forçarem a se aposentar, Roy era um ala-armador incrível, um dos melhores da NBA em sua posição. Não seria realista esperar um desempenho naquele nível, mas já seria ótimo se ele conseguisse jogar uma temporada inteira.

Kevin Durant (Thunder): a cada ano, Durant se torna um pontuador mais eficiente. Após sentir o gostinho de chegar às Finais (e o gosto amargo de perder), não faltará motivação para o extraordinário ala continuar evoluindo.

LaMarcus Aldridge (Blazers): cercado de jogadores jovens e inexperientes, o ala-pivô terá que ter muita paciência e demonstrar muita liderança na próxima temporada. Será interessante acompanhar como ele se sairá nessa nova situação.

Mo Williams (Jazz): ele pode não ser um armador clássico, mas se tem uma coisa que Mo sabe fazer é arremessar. No sistema do Jazz, é exatamente isso o que se espera dele. Após ficar insatisfeito na reserva do Clippers, o jogador terá a oportunidade de voltar a cumprir um papel importante.

Fiquem de olho nos seguintes novatos:

Perry Jones III (Thunder): seu talento é indiscutível, mas será que ele ganhará chances na rotação do Thunder?

Damian Lillard (Blazers): será que ele conseguirá tirar o prêmio de novato do ano de Anthony Davis?

Meyers Leonard e Joel Freeland (Blazers): será que há espaço para os dois na rotação de Terry Stotts?

Previsão aleatória: Damian Lillard terá médias de mais de 16 pontos e 5 assistências por jogo.

Palpite de classificação da divisão:

1)      Thunder
2)      Nuggets
3)      Jazz
4)      Wolves
5)      Blazers


Segunda-feira: divisão do Pacífico



Marcadores: , , , , ,



Deixe seu comentário