0

Prévia: Divisão Sudoeste

Dando prosseguimento à série de prévias de aquecimento para o começo da temporada da NBA, o post de hoje é sobre a divisão Sudoeste.

(Caso você não tenha visto, confira a prévia da divisão Sudeste postada ontem)


O Mavs (clique aqui para ler a análise da offseason) não obteve sucesso na sua tentativa de contratar Deron Williams, fato que provavelmente tirou a equipe da disputa pelo título da próxima temporada. Além disso, dois Jasons importantes – Kidd e Terry – e Ian Mahinmi deixaram Dallas. No entanto, reforços como Darren Collison, OJ Mayo, Elton Brand, Chris Kaman, Dahntay Jones e os novatos Jared Cunningham, Jae Crowder e Bernard James chegam para tentar manter o Mavs relevante. Com a artroscopia no joelho de Nowitzki, até uma classificação para os playoffs corre sério risco. Mas com um dos melhores técnicos da NBA, não há dúvidas de que a equipe estará na briga.

O Mavs vai impressionar se:
-         As novas peças se adaptarem rápido ao sistema de Carlisle
-         OJ Mayo conseguir assumir o papel de segunda opção ofensiva deixado por Terry
-         Collison repetir as boas atuações de sua temporada de novato pelo Hornets

O Mavs vai decepcionar se:
-         Dirk tiver dificuldades na volta da cirurgia no joelho
-         As novas peças não forem suficientes para preencher as lacunas deixadas por quem saiu
-         Não surgir uma opção ofensiva consistente no banco de reservas


O Rockets (clique aqui para ler a análise da offseason) teve uma das offseasons mais estranhas e movimentadas dos últimos tempos. Muita gente saiu – Scola, Lowry, Dragic, Lee, Dalembert, Budinger e Camby são alguns exemplos – e ainda mais gente chegou: Lin, Asik, Livingston, Douglas e Delfino, além dos novatos Lamb, White, Jones e o brasileiro Scott Machado. Por ser um time completamente novo, é difícil prever o que acontecerá na temporada. Mas se olharmos para o elenco, tudo indica que a equipe terá poucas chances de brigar por playoffs e deverá ser uma das piores do Oeste. É claro, tudo pode mudar se alguma troca ocorrer – e no caso do Rockets, isso é sempre uma possibilidade.

O Rockets vai impressionar se:
-         Lin se aproximar do nível apresentado em seus primeiros jogos como titular no Knicks
-         Os novatos conseguirem dar uma contribuição positiva
-         McHale achar uma forma de distribuir minutos entre os 500 alas presentes no elenco

O Rockets vai decepcionar se:
-         Lin mostrar ser um jogador apenas mediano
-         O elenco bagunçado significar rotações irregulares e nenhuma consistência de jogo
-         Os novatos não se mostrarem prontos para jogar minutos importantes


O Grizzlies (clique aqui para ler a análise da offseason) manteve suas peças principais e fez apenas pequenas mudanças em seu elenco. OJ Mayo, o sexto homem da equipe nos últimos dois anos, foi para o Mavs e foi substituído por Jerryd Bayless. Um reforço importante é o ala-pivô Darrell Arthur, que passou toda a temporada passada lesionado. Como nas temporadas anteriores, a ideia de Memphis é apostar em um garrafão forte e no entrosamento de seus titulares para brigar no Oeste. Uma classificação para os playoffs é provável, mas é difícil imaginar a equipe superando as principais forças da conferência.

O Grizzlies vai impressionar se:
-         Randolph estiver totalmente recuperado da lesão no joelho sofrida no início do ano
-         Bayless provar ser capaz de exercer o papel de sexto homem de forma consistente
-         Algum outro jogador do elenco, como Josh Selby, por exemplo, der uma contribuição positiva

O Grizzlies vai decepcionar se:
-         Lesões impedirem, mais uma vez, o time titular de jogar junto uma temporada inteira
-         Randolph não conseguir voltar a ser o ala-pivô dominante de dois anos atrás
-         O banco não contribuir o bastante


O Hornets (clique aqui para ler a análise da offseason) chega para a próxima temporada de cara nova, com a primeira escolha no draft, Anthony Davis. Além de Davis, favorito para o prêmio de novato do ano, também chegam Ryan Anderson, Robin Lopez e outro calouro, o ala-armador Austin Rivers. A equipe ainda contará com Eric Gordon, que renovou contrato. Daqui uns três anos, o Hornets tem tudo para ser um dos times mais fortes da NBA – desde que tome as decisões corretas. Para a próxima temporada, entretanto, as expectativas ainda são modestas. Playoffs seriam uma grande surpresa, e presume-se que a franquia se daria por satisfeita com uma campanha acima de 30 vitórias.

O Hornets vai impressionar se:
-         Anthony Davis tiver um grande impacto ofensivo (o defensivo já é esperado)
-         Eric Gordon conseguir jogar a temporada inteira sem lesões sérias
-         Austin Rivers tiver um bom desempenho como novato

O Hornets vai decepcionar se:
-         Davis tiver muitas dificuldades de adaptação ao jogo mais físico da NBA
-         Gordon perder boa parte da temporada lesionado, como tem acontecido nos últimos anos
-         A ausência de armadores de qualidade tornar o ataque inconsistente demais

Após uma temporada extraordinária com um final decepcionante, o Spurs (clique aqui para ler a análise da offseason) decidiu manter todo o elenco e apostar na continuidade e no crescimento dos jogadores complementares. O único reforço é o armador francês Nando de Colo, escolha da equipe no draft de 2009. Como muitos jogadores chegaram ao longo da última temporada, a ideia é que um training camp possa fazer com que eles contribuam ainda mais em 2012/13. Seria natural apontar para a idade de Duncan e Ginóbili e dizer que os dias do Spurs como candidato ao título estão contados. No entanto, o mesmo foi dito ano passado, e Popovich provou que estávamos enganados. Com times talentosos como o Heat, o Thunder e agora o Lakers, o Spurs não é mais favorito. Apesar disso, a equipe deverá fazer uma excelente campanha e brigar pelas primeiras posições no Oeste. E é melhor os adversários não bobearem, pois Duncan, Ginóbili e Parker sabem de cor o caminho até o título.

O Spurs vai impressionar se:
-         Diaw e Jackson contribuírem ainda mais após entrosarem melhor com o elenco
-         Leonard continuar evoluindo e se tornar uma quarta opção ofensiva consistente
-         Mills e/ou de Colo derem estabilidade para a armação quando Parker estiver descansando

O Spurs vai decepcionar se:
-         Duncan não conseguir repetir o surpreendente desempenho da última temporada
-         A idade avançada dos principais jogadores causar demasiadas lesões
-         Diaw estiver fora de forma, algo que costumava acontecer nos outros times por onde ele passou

Fiquem de olho nos seguintes jogadores:

Darren Collison (Mavs): como novato pelo Hornets, ele substituiu Chris Paul, que estava lesionado, e teve um excelente desempenho. Sua principal qualidade é o jogo no pick-and-roll, algo que não foi muito usado no Pacers. Se suas virtudes forem exploradas, Collison pode ser um ótimo reforço para o Mavs.

Jeremy Lin (Rockets): A Linsanity nunca mais voltará com a força da temporada passada. Agora Lin está em Houston e não será mais o centro das atenções. Isso não significa que ele não possa ser um bom jogador para o Rockets. Como no caso de Collison, muito dependerá de como ele será utilizado. Na situação certa, Lin pode ser um bom armador titular. Na situação errada, pode ser um fracasso.

Josh Selby (Grizzlies): tenho minhas dúvidas se ele terá chances de jogar, mas gostaria muito de vê-lo em quadra. Ele parece ser um daqueles jogadores capazes de entrar por alguns minutos e fazer um "estrago". Com a saída de Mayo, um jogador assim seria muito útil para o Grizzlies.

Eric Gordon (Hornets): quando ele está inteiro, Gordon é um excelente jogador. Seu arremesso de longa distância é muito bom, e ele também sabe atacar a cesta com muita qualidade. O problema é justamente o fato de que ele está sempre machucado (inclusive ele ainda não jogou na pré-temporada).

Kawhi Leonard (Spurs): sua primeira temporada foi surpreendente. Popovich fala maravilhas dele, afirmando que o jogador pode ser o futuro do Spurs após a aposentadoria de Duncan. Uma evolução do jovem ala pode colocar o Spurs de volta na briga com os principais postulantes ao título.

Fiquem de olho nos seguintes novatos:

Jae Crowder (Mavs): como alguém me disse no Twitter, ele lembra muito uma versão mais baixa de Kenneth Faried. Será que Crowder terá uma primeira temporada tão boa quanto a do ala-pivô do Nuggets?

Jeremy Lamb (Rockets): ele tem talento, mas será que McHale terá paciência com os seus arremessos fora de hora?

Royce White (Rockets): outro jogador talentoso, mas será que seus problemas de ansiedade prejudicarão seu desempenho ao longo da temporada?

Terrence Jones (Rockets): será que Jones achará seu espaço na rotação em meio a um mar de alas-pivôs?

Anthony Davis (Hornets): será que Davis conseguirá ser o novato do ano?

Previsão aleatória: o Rockets fará pelo menos uma troca "grande" ao longo da temporada, provavelmente envolvendo Kevin Martin e um ou mais novatos. 

Palpite de classificação da divisão:

1) Spurs
2) Grizzlies
3) Mavs
4) Rockets
5) Hornets

Amanhã: Divisão Noroeste


Marcadores: , , , , ,



Deixe seu comentário