0

Prévia: Divisão Sudeste


Dando prosseguimento à série de prévias de aquecimento para o começo da temporada da NBA, o post de hoje é sobre a divisão Sudeste.


(Caso você não tenha visto, confira a prévia da divisão Central postada ontem)



Para melhorar sua flexibilidade financeira, o Hawks (clique aqui para ler a análise da offseason) trocou Joe Johnson e Marvin Williams na offseason. Para substituí-los, chegam Lou Williams, Anthony Morrow, Kyle Korver, Devin Harris e o novato John Jenkins. A equipe perdeu seu principal pontuador em Johnson, mas melhorou em termos de elenco e arremesso de perímetro. O Hawks ainda tem condições de classificar para os playoffs, mas mando de quadra parece pouco provável.

O Hawks vai impressionar se:
-         Jeff Teague se tornar mais agressivo e crescer com a saída de Johnson
-         O ataque se tornar menos previsível e dependente das jogadas no mano a mano
-         Josh Smith tiver uma temporada indiscutível de All-Star

O Hawks vai decepcionar se:
-         O sistema ofensivo do técnico Larry Drew não for adaptado ao novo elenco
-         Os novos reforços não conseguirem suprir o que Johnson contribuía
-         Josh Smith tentar preencher a lacuna ofensiva com mais arremessos de perímetro


Após ter o pior aproveitamento da história da NBA na temporada passada, o Bobcats (clique aqui para ler a análise da offseason) tentou melhorar o elenco para não repetir o vexame. O principal reforço é o novato Kidd-Gilchrist, que deve ajudar em diversas áreas, principalmente na defesa. Além dele, chegam Ben Gordon, Ramon Sessions, Brendan Haywood e Jeff Taylor, outro calouro. O Bobcats continua fraco e qualquer chance de playoffs dependeria de um milagre. No entanto, o desempenho da equipe deve ser apenas ruim, e não histórico, como em 2011/12.

O Bobcats vai impressionar se:
-         Kidd-Gilchrist conseguir motivar seus companheiros com sua mentalidade vencedora
-         Gordon voltar a ter o desempenho de suas primeiras temporadas na NBA, quando ainda jogava pelo Bulls
-         Jovens como Walker e Biyombo progredirem mais do que o esperado

O Bobcats vai decepcionar se:
-         O início da próxima temporada for parecido com o fim da última e a equipe entregar os pontos desde cedo
-         Os jovens continuarem com enormes dificuldades em seu processo de adaptação à liga
-         Kidd-Gilchrist sofrer com a diferença de nível entre o basquete universitário e o da NBA


O Heat (clique aqui para ler a análise da offseason) defenderá o título sem ter perdido nenhuma peça importante – me desculpem, fãs de Eddy Curry e Ronny Turiaf; aliás, eu nem sabia que vocês existiam! – e com o acréscimo de pelo menos um jogador de impacto em Ray Allen. Esse número pode subir para dois caso Rashard Lewis ainda tenha algum combustível no tanque. O que o Heat não conseguiu foi um pivô de qualidade, mas a franquia acredita que isso não é tão importante na NBA de hoje. Como eles acabaram de ser campeões sem um, fica difícil questionar o plano. Mas vale lembrar que agora Bynum está no Leste e Howard jogará por um Lakers que promete ser fortíssimo. Seja como for, o time de LeBron e Wade é favorito mais uma vez e deve terminar com a melhor campanha do Leste.

O Heat vai impressionar se:
-         Allen adaptar-se bem ao papel de sexto homem e tirar proveito das oportunidades criadas por LeBron e Wade
-         LeBron continuar dominando quando colocado na posição 4, o que torna a equipe muito mais difícil de se marcada
-         Rashard Lewis conseguir contribuir de forma consistente

O Heat vai decepcionar se:
-         Bosh e os limitados pivôs de ofício da equipe não derem conta do recado nos duelos contra times com um pivô de qualidade
-         Wade continuar apresentando sinais de declínio
-         Allen e Lewis passarem mais tempo machucados do que em quadra


Com a troca de Dwight Howard, o Magic (clique aqui para ler a análise da offseason) implodiu seu time na offseason. A intenção é construir outro melhor no futuro, é claro. No entanto, pelo menos na próxima temporada, tudo que veremos serão alguns alicerces... e muito entulho. Além de Howard, saíram Anderson, Richardson, Clark e Duhon. Chegaram Al Harrington, Arron Afflalo, Josh McRoberts, Nicola Vucevic, Christian Eyenga e Gustavo Ayon, além dos novatos Andrew Nicholson, Kyle O'Quinn e Moe Harkless. O time será bem fraco e tem tudo para "brigar" com o Bobcats pela pior campanha do Leste. Desde que isso signifique uma boa escolha no próximo draft, o Magic não se importará.

O Magic vai impressionar se:
-         Um dos jogadores veteranos – principalmente Nelson, Redick, Afflalo ou Davis –tiver a melhor temporada da carreira
-         Jacque Vaughn provar ser um técnico de qualidade
-         Os jogadores jovens conseguirem dar alguma contribuição positiva

O Magic vai decepcionar se:
-         Jogar desmotivado desde o início da temporada
-         Não estabelecer nenhuma identidade coletiva (seja na defesa ou no ataque)
-         Passar boa parte da temporada perdendo de propósito para ter uma boa escolha no draft


O Wizards (clique aqui para ler a análise da offseason) fez uma limpeza geral na casa nos últimos meses, tentando se livrar de más influências e substituí-las por veteranos confiáveis. Saíram McGee, Blatche e Young, chegaram Nenê, Okafor e Ariza. Em termos de puro talento, o time provavelmente piorou. Mas na quadra, que é o que importa, tem tudo para melhorar. Wall finalmente terá jogadores focados e tarimbados com quem poderá contar jogo após jogo. Outro reforço é o novato Bradley Beal, que deverá ter condições de brigar pela titularidade imediatamente. Ainda assim, o elenco ainda é um tanto limitado e uma vaga nos playoffs dependerá de um desempenho surpreendente.

O Wizards vai impressionar se:
-         Nenê, Okafor e Ariza transformarem a defesa da equipe numa das melhores do Leste
-         Wall tiver a melhor temporada de sua carreira
-         Bradley Beal for um dos melhores novatos da temporada

O Wizards vai decepcionar se:
-         Okafor e Nenê continuarem com problemas de lesões
-         Wall não conseguir melhorar seu arremesso de perímetro
-         Beal precisar de tempo para se adaptar à NBA

Fiquem de olho nos seguintes jogadores:

Jeff Teague (Hawks): na temporada regular, ele é um jogador qualquer. Nos playoffs, se transforma em um ótimo jogador que aparenta ter muito potencial. Será que agora, sem precisar dar a bola para Joe Johnson o tempo todo, Teague conseguirá mostrar todo o seu talento?

Kemba Walker (Bobcats): ele não foi nada eficiente como novato, mas realmente não dá para culpá-lo. Ninguém conseguiria ser naquele time. Walker ainda pode ter um bom futuro na NBA, desde que tenha a chance de jogar em uma equipe organizada.

LeBron James (Heat): após calar os críticos e mostrar por que é visto como o melhor da NBA, LeBron deve jogar sem um enorme peso nas costas pela primeira vez na carreira. E isso pode ser uma péssima notícia para o resto da NBA.

Gustavo Ayon (Magic): ele foi bem como novato no Hornets em 2011/12. No Magic, deverá ter muitas oportunidades para continuar evoluindo. Não ficaria surpreso se ele acabasse sendo titular por boa parte da temporada.

John Wall (Wizards): a temporada não começou bem para ele, com uma lesão no joelho. Mas ainda dá tempo de se recuperar e tirar proveito do primeiro time relativamente experiente de sua carreira. Quando chegou à NBA, Wall era visto como uma das principais promessas da atual geração. Chegou a hora de mostrar por que se falava isso dele.

Fiquem de olho nos seguintes novatos:

John Jenkins (Hawks): em um time que já tem tantos arremessadores especialistas, será que ele terá oportunidades?

Michael Kidd-Gilchrist (Bobcats): ele defende bem, se esforça muito e é extremamente versátil. Mas o seu jogo ofensivo será bom o bastante para ajudar o Bobcats?

Andrew Nicholson (Magic): será que ele conseguirá repetir o bom desempenho apresentado na pré-temporada?

Bradley Beal (Wizards): será que ele conseguirá desbancar Jordan Crawford e se tornar o ala-armador titular?

Palpite de classificação da divisão:

1) Heat
2) Hawks
3) Wizards
4) Magic
5) Bobcats

Previsão aleatória: JJ Redick fará a melhor temporada de sua carreira, com médias acima de 14 pontos e 4 assistências por jogo.

Amanhã: Divisão Sudoeste


Marcadores: , , , , ,



Deixe seu comentário